PrimeLife (Ano IX)

Viva Bem, Viva Mais, Viva com Estilo

Tenha o sono dos justos!

insôniaDicas para você não contar mais carneirinhos e fazer a pazes com o travesseiro:

1 – Escute melhor:

Além do silêncio, ruídos como o som da batida do coração ou da chuva diminuem as onda rápidas da atividade cerebral, deixando-o mais relaxado.

Atitude: Para celulares com sistema iOS, busque pelo aplicativo “Sleep Pillow”. Para Androids, baixe o app “Ruído Branco”. Relaxar e Dormir. Ambos são gratuitos e reproduzem sons de tempestade, ondas do mar e lareira, por exemplo. Dá para programar o tempo de uso, sem se preocupar com a bateria.

2 – Sinta o perfume:

Pesquisa da Universidade de Wesleyan (USA) conclui que pessoas que inalam essência de lavanda antes de deitar alcançam mais facilmente o sono profundo. A planta tem propriedades ansiolíticas, diminuindo a tensão e a ansiedade.

Atitude: Compre a essência em loja de produtos naturais e pingue duas gotas na fronha do travesseiro a cada noite.

3 – Jante moderadamente:

Lance mão de alimentos ricos em triptofano (aminoácido precursor de seretonina, neurotransmissor ligado à sensação de bem-estar), como leite quente. O triptofano também se converte em melatonina (hormônio do sono).

Atitude: Evite cafeína, álcool e doces até quatro horas antes de dormir. Eles são estimulantes e deixam você ligado.

4 – Malhe mais cedo:

Atividades físicas podem deixar você mais pilhado. Porém, exercícios de respiração melhoram a oxigenação do corpo e aliviam a tensão.

Atitude: Vinte minutos antes de ir para a cama repita esta sequência três vezes: leve a língua para o céu da boca (atrás dos dentes) e solte o ar até esvaziar os pulmões. Feche a boca e inspire pelo nariz , contando até quatro. Aí, segura a respiração enquanto conta até sete. Por último, solte o ar contando até oito. Faça isso deitado com a barriga para cima. Essa posição solta os músculos das pernas, braços e do abdome, regiões muito utilizadas na malhação.

por Márcia Assis, neurologista (Associação Brasileira do Sono)

07/09/2014 - Posted by | Saúde

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.