PrimeLife (Ano VI)

Viva Bem, Viva Mais, Viva com Estilo

Segredos para lidar com pessoas difíceis

carta_menor_Aprender a lidar com pessoas insatisfeitas pode ser muito difícil. Confira 4 estratégias que podem tornar a convivência menos problemática

Ninguém está livre de uma “pessoa difícil” na vida, seja um companheiro de trabalho, um colega de sala ou até mesmo um familiar. Esse tipo de pessoa está sempre tentando dificultar as coisas para você – e para o resto do mundo! -, não para de reclamar sobre os seus infortúnios e coloca a culpa dos problemas do mundo em qualquer um, menos em si mesmo. Lidar com essas pessoas é como andar por um campo minado, mas algumas dicas podem facilitar a convivência. Confira quais são elas.

 1. Conheça seus limites

 Lidar com pessoas difíceis requer autoconhecimento. Sabendo até onde você pode aguentar, ficará mais fácil se armar de paciência para as mais variadas situações. Lembre-se de que todos têm limites que não podem ser ultrapassados, procure identificar os seus com clareza. Crie um plano de ação para quando as situações se encaminharem para os seus limites e pratique.

 2. Saiba se retirar

 Certas situações criadas por pessoas difíceis são impossíveis de serem levadas adiante, pois elas se tornam ofensivas e até mesmo agressivas. Não sustente esse tipo de comportamento, se as coisas tomarem proporções incontroláveis, retire-se. Faça isso com delicadeza e elegância para não agravar ainda mais a situação. Use frases como “sinto muito que você se sinta dessa maneira”, ou “entendo a sua opinião” e dê o assunto por encerrado.

 3. Resista às tentações

 Pessoas difíceis são provocativas e querem criar situações desagradáveis. Você precisa resistir à tentação de se deixar envolver nessas ocasiões. Por mais difícil que seja evitar essas discussões, perceba a maneira como você está falando. Se você estiver tentando justificar, argumentar, defender ou explicar o seu ponto de vista, pare. Essa é exatamente a intenção da outra pessoa.

 4. Seja compreensivo

 Embora pareça um conselho absurdo, existe um motivo para que as pessoas se tornem “difíceis de lidar”. Talvez essa pessoa esteja passando por algum problema no momento e essa seja a melhor maneira que ela encontrou para aceitar a situação. Respeite e tente compreender. Isso não significa compactuar com o comportamento dela, mas evite piorar a situação, isso já vai ajudar.

 

Anúncios

19/12/2014 - Posted by | Comportamento

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: