PrimeLife (Ano VIII)

Viva Bem, Viva Mais, Viva com Estilo

Airbus Helicopters seleciona motor do X4

Airbus X4A Airbus Helicopters vai apresentar ao público, no dia 3 de março, o conceito de design do X4, durante a HAI HELI-EXPO 2015, feira da indústria de asas rotativas promovida pela Helicopter Association International, em Orlando (EUA).

O X4 é a nova geração de helicóptero bimotor médio da Airbus, que incorpora uma série de tecnologias inovadoras, sendo adaptado para uma ampla gama de mercados, incluindo atividades nos segmentos de petróleo e gás, serviços de emergência médica, governamental, executivo e de aviação particular.

Anunciado em 2012, o projeto inicial apresentava dois motores altamente capacitados como opções: o Pratt & Whitney PW210E e o Turbomeca Arrano. Após uma avaliação fundamentada em consultas de mercado e em vários cenários estudados com as duas fabricantes, o projeto passou por uma alteração de posicionamento para que os motores pudessem oferecer um aumento significativo de potência.

A partir da decisão, a Airbus Helicopters e a Pratt & Whitney Canada decidiram não prosseguir com uma nova versão do motor PW210E para o X4. A fabricante de turbinas, no entanto, continuará a prestar apoio até a conclusão da fase inicial do programa X4, que entra em seu desenvolvimento em grande escala com a versão aprimorada da turbina Arrano da Turbomeca.

O Arrano é o nome comercial do motor TM800, que com 1.100 shp é dedicado ao mercado de helicópteros entre 4 e 6 toneladas, atuando entre as faixas de desempenho Arriel e Ardiden. O novo motor se beneficia de uma série de novas tecnologias desenvolvidas pela Turbomeca, que melhoram a performance e reduzem o consumo.

 

Anúncios

27/02/2015 - Posted by | Asas Rotativas

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: