PrimeLife (Ano VI)

Viva Bem, Viva Mais, Viva com Estilo

Mantenha a mente afiada

imaginaçãoSacadas para o dia a dia que vão deixar seu cérebro trabalhando a mil e livre de doenças:

1) Deixe a cabeça ocupada:

Inscreva-se em cursos ou matricule-se em uma pós-graduação. Em um estudo alemão, as pessoas que realizaram atividades intelectuais regularmente reduziram em 62% o risco de sofre de Alzheimer ou de algum tipo de comprometimento cognitivo. “Exercícios que estimulam o cérebro são benéficos, pois criam novas conexões entre os neurônios. Quanto mais conexões, mas protegido de doenças degenerativas ele fica” explica Fernando Freua, neurologista da UTI Neurológica do Hospital Santa Paula, em São Paulo.

2) Alimente os neurônios:

“Fazer de 15 a 20 minutos de atividades aeróbicas (correr, pedalar) por dia ajuda reduzir o risco de Alzheimer”, afirma Gary Small, neurocientista e diretor do Centro de Pesquisa em Memória e Envelhecimento da Universidade da Califórnia (EUA). Com o aumento do fluxo sanguíneo causado pelo exercício, as células do cérebro começam a se comunicar de forma mais eficaz.

3) Fique sarado:

Pesquisa realizada pelo Instituto Kaiser Permanente (EUA) mostra que homens com excesso de gordura abdominal possuem maior chance de desenvolver demência. A razão: o excesso de células adiposas provoca uma inflamação em todo o organismo, o que também danifica o cérebro.

4) Hidrate a cuca:

Beba de 2 a 3 litros de água por dia. “Cerca de 80% do cérebro é composto por líquidos. Se você não estiver hidratado, seus neurônios não funcionarão bem”, explica Daniel Amen, psiquiatra americano especialista em saúde cerebral.

5) Saia do piloto automático:

Escove os dentes com a mão esquerda (se você for destro), corra para trás e procure outras coisas que o obrigue a desviar dos padrões diários. “Ao realizar essas atividades, você vai estimular partes do cérebro que estavam adormecidas, incentivando-as a fazer novas conexões” diz Freua. Dessa forma, a mente vai trabalhar em alta performance.

6) Acerte os ponteiros:

Dormir aproximadamente sete horas por noite mantém a atividade cerebral funcionando perfeitamente. “É enquanto você dorme que o cérebro trabalha a pleno vapor, organizando os dados recebidos durante o dia, solidificando a memória e os novos aprendizados” revela Freua. A falta de sono compromete a aprendizagem, concentração e memória.

7) Leia, Leia, Leia

Considerada uma das atividades mais complexas para o cérebro, a leitura estimula a percepção, a atenção, a decodificação da linguagem, a criatividade e aspectos emocionais. “Quem lê precisa determinar cenários, sons, odores, rostos, compreender entrelinhas, relações humanas, tomar partido, fazer previsões, recordar enredos e muitas outras funções” pontua Freua.

 

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24/04/2015 - Posted by | Saúde

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