PrimeLife (Ano VI)

Viva Bem, Viva Mais, Viva com Estilo

Do óbvio às alturas: A alta cozinha italiana

 comida italianaConheça a alta gastronomia italiana e veja algumas dicas de pratos e restaurantes

Não é só de massa que vive a Itália. A cozinha italiana é extremamente rica, com várias receitas e pratos deliciosos. Se você quer comer comida italiana e sair do óbvio, nada melhor do que conhecer um pouquinho da alta gastronomia italiana.

Antes de tudo, é bom entendermos o que faz da Itália um país tão gastronomicamente rico. A grande mamma da cozinha ocidental teve dois fatos históricos importantes para ganhar sua fama: O Império Romano e o Renascimento.

O primeiro transformou Roma no centro comercial de ingredientes e especiarias vindas de todo o canto do mundo. E o segundo trouxe o requinte e o refinamento da alta gastronomia – uma arte com cuidado e sensibilidade em cada detalhe, mas sem deixar de ter toda a gama de deliciosos ingredientes ao seu dispor.

A culinária italiana dispensa preparos extremamente complexos, dando mais importância aos sabores e aos aromas naturais de cada ingrediente, complementando com molhos e temperos (como o ragu, molho de carne cozida).

Os destaques vão para os peixes, os frutos do mar e os cortes especiais das carnes (como o ossobuco, o escalope de vitela ou o carpaccio).

Muitos desses pratos são preparados com bastante azeite de oliva e ervas como alecrim, salsa, alcachofra, estragão, manjericão, tomilho e louro. São esses detalhes que fazem a alta cozinha italiana ter pratos com gostos tão característicos.

Outros ingredientes bem presentes nos molhos e temperos são: alho, cebolas, atum, funghi, anchovas, porcini, presunto e alcaparras. Para complementar, o pão e o vinho são fundamentais.

Algumas dicas para você, que quer conhecer mais da alta gastronomia italiana. Um dos conselhos é visitar Siena, uma cidade localizada entre Roma e Florença, para experimentar o “Tagliata Di Manzo”, um prato de carne preparada de um jeito bem específico, com fatias de carne de no máximo 5 cm. Aconselha-se comer esse prato em algum dos restaurantes charmosos e tradicionais que ficam espalhados pela cidade. Outra dica, um ditado italiano:”Un pranzo senza vino e come un giorno senza sole!” (Um prato sem vinho é como um dia sem sol).

Mas não é preciso sair do continente para comer uma ótima comida italiana.

Existem dicas incríveis de restaurantes nova-iorquinos. Os recomendados são:  

O primeiro se chama Ápizz, um restaurante meio escondido na Eldridge Street, mas que revela um incrível ambiente interno, com painéis de carvalho e mogno, luzes de velas e espelhos que refletem os focos de luz, fazendo parecer que se está entre estrelas.

O cardápio é rico, experimente o ragu feito com carne de javali.

Outro indicado é o restaurante Franks, na 2nd Avenue, que serve um frango maravilhoso, com purê e tomates cereja preparados na grelha. A pele é tostadinha e a carne é suculenta, por um preço ótimo.

E, para finalizar, também sugere-se  o Eately, na 5th Avenue, a nova Mecca da comida italiana. Esse restaurante se tornou um dos maiores destinos da culinária italiana, com pizzas, carnes de qualidade, massas artesanais e mais uma lista de comidas de dar água na boca.

O sucesso foi tanto que existem diversas filiais pelo mundo, inclusive em Milão. E a grande novidade é a abertura de um Eately em São Paulo! Vale a pena ver!

Eu não poderia terminar o post sem falar um pouco sobre as sobremesas. Recomenda-se o sorvete: qualquer sorveteria italiana terá sabores que fará sua língua gritar de alegria. E você também pode provar a deliciosa culinária italiana sem sair de casa.

Experimente fazer um tiramisu, com um toque de café bem acentuado entre o creme.

Experimente os restaurantes lá de fora; ou os pratos citados, nos ótimos restaurantes italianos daqui mesmo; ou tente fazê-los em casa.

Arrivederci!

 

Anúncios

19/06/2015 - Posted by | Gastronomia

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: