PrimeLife (Ano VI)

Viva Bem, Viva Mais, Viva com Estilo

Retarde seu Envelhecimento

fitness 9O corpo é uma obra-prima que precisa de cuidados. Siga estas dicas para garantir que seu brilho permaneça intacto por muitos anos.

MANCHAS DE IDADE NA PELE: Ocorrem por volta dos 45 anos.

Olhe para o torso de sua mão esquerda, que recebe mais sol enquanto você dirige. Está vendo áreas marrons ou brancas? “Elas indicam que células produtoras de melanina sofreram danos e estão liberando pigmentos demais” explica o dermatologista Adnan Nasis.

Proteja-se: Pela manhã, aplique filtro solar com fator de proteção (FPS) 30 em todas as partes do corpo que ficam expostas (mãos, braços, pescoço, etc). Isso ajuda a inibir o câncer de pele e o aparecimento de manchas. Para clarear os sinais já existentes, utilize um creme ou gel à base de ácido kójico. A substância é um despigmentante natural, que inibe a ação e a produção de melanina.

PÉS DE GALINHA: Ocorrem por volta dos 35 anos.

O colágeno (fibra de proteína que dá sustentação à pele) se decompõe mais rapidamente com o passar do tempo. Aí, essas rugas na região ao redor dos olhos começam a surgir devido a gestos como sorrir ou cerrar as vistas para enxergar em ambientes muito claros. Fique esperto caso seu problema seja provocado por essa segunda situação. “Há grande possibilidade de os pés de galinha causados pela exposição ao sol serem um alerta para o câncer de pele facial no futuro” diz Neal Schultz, dermatologista.

Proteja-se: Use óculos de sol esportivos com proteção lateral de luminosidade ao fazer exercícios ao ar livre (como correr e pedalar) ou ao caminhar na rua. “Aplique também protetor solar facial diariamente, mesmo se for só dirigir até o trabalho” indica Joel Coher, dermatologista.

DIFICULDADE PARA LER DE PERTO: Ocorrem por volta dos 40 aos 45 anos.

Segure uma revista e estenda o braço. Se você está com mais de 40 anos e precisa apertar os olhos para conseguir lê-la, talvez tenha presbiopia (problema conhecido como vista cansada), “A anomalia é resultante da perda da elasticidade dos cristalinos, o que dificulta a focalização de imagens próximas” diz Dennis Levi, doutor em optometria.

Proteja-se: Para evitar danos a seus olhos (em qualquer idade), utilize óculos de sol que bloqueiam de 99% a 100% dos raios UVA e UVB, essa informação está indicada na especificação do produto. Ainda está longe dos 40 e já possui dificuldade de enxergar a tela do computador? Aumente o tamanho da letra. Segundo pesquisa da Universidade da Califórnia (EUA), cada 2,8 pontos a mais nesse tamanho fazem com que a leitura pareça 8% mais fácil.

PROBLEMAS DE AUDIÇÃO: Ocorrem por volta dos 65 a 70 anos.

“Frequências altas, que ajudam no reconhecimento da fala, desaparecem primeiro, de forma que pessoas com perda de audição tendem a achar que os outros não estão falando com clareza” explica Pamela Souza, médica especialista em audiologia.

Proteja-se: Quando utilizar fones de ouvido, mantenha o volume do seu MP3 player abaixo da metade. Segundo estudo realizado pela Universidade de Ghent (Bélgica) com homens entre 19 e 28 anos, escutar música durante uma hora com o volume do aparelho a 50% já danifica temporariamente seus ouvidos. A pesquisa revela que a audição tende a retornar ao normal após 48 horas. Porém, a constante exposição a ruídos altos pode trazer problemas maiores no longo prazo.

PERDA DE MASSA MUSCULAR: Ocorre por volta dos 25 aos 30 anos.

Segundo estudo realizado em Portugal , a partir desta faixa etária , os homens perdem mais ou menos 1,6 kg de músculo por década. Isso ocorre por questões genéticas, como a queda na produção dos hormônios  GH e testosterona.

Proteja-se: Além de pegar firme na academia (ou seja, exercitar-se ao menos três vezes por semana) capriche no lanche pós-treino. Pesquisa publicada no “The American Journal of Clinical Nutrition” mostra que ingerir 20g de proteína do soro do leite (whey) depois de levantar peso pode aumentar seu ganho de massa em 49%.

DORES NAS JUNTAS: Ocorrem por volta dos 65 anos.

A artrose (ou osteoartrite), decomposição da cartilagem que separa os ossos, costuma causar dores nas mãos, nos joelhos, ou no quadril. A doença é muito comum em pessoas na terceira idade. Porém, também pode acometer quem faz exercícios em ritmo muito forte ou está acima do peso.

Proteja-se: Obesos possuem risco quase três vezes maior de sofrer artrose. Portanto, malhe regularmente e tenha uma alimentação equilibrada para limar a pança. Já sofre com incômodos nas juntas? Faça atividades que ajudam a desenvolver flexibilidade, como alongamento, pilates e ioga, e converse com um médico para saber a intensidade ideal dos seus treinos.

 

Anúncios

22/06/2015 - Posted by | Boa Aparência, Cuidados Pessoais, Saúde

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: