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Crise Energética

insônia1Você sente cansaço o tempo todo?

Se a resposta for sim, você tem uma queixa comum (mesmo sem um diagnóstico formal).

Parte da dificuldade de superar a fadiga crônica deve-se às diversas causas que ela pode ter, do álcool à ansiedade, de excesso de cafeína a medicamentos.

Às vezes essa exaustão indica algum problema de saúde subjacente. Seu médico pode restringir a lista de possíveis culpados perguntando sobre outros sintomas e pedindo um exame de sangue para verificar a possibilidade de anemia, hipotireoidismo, diabetes, e assim por diante.

Se essas doenças já foram descartadas para você, o problema provavelmente está em seu estilo de vida.

Recuperar a disposição pode ser uma simples questão de ajustar seus hábitos diários: passar mais tempo ao ar livre, por exemplo, ou beber mais água, ou dormir as sete a nove horas recomendadas todas as noites.

Mesmo que você esteja dormindo o suficiente, sua agenda pode ser o problema. Digamos que você naturalmente durma tarde, depois de 1 hora, por exemplo, diz Till Roenneberg, cronobiólogo da Universidade Ludwig-Maximilians, em Munique, na Alemanha. “Se for esse o caso, as normas sociais (como um expediente que comece às 9 horas) entrarão em conflito com seu relógio biológico”, que controla o metabolismo, a fisiologia, o comportamento e cognição.

Em um mundo perfeito, as pessoas que sofrem do que Roeenneberg chama de “jet lag social” seriam capazes de ajustas sua vida pessoal e profissional para se adequar ao seu corpo. No entanto, se seus horários forem inflexíveis, tente adiantar seu ciclo de sono expondo-se a muita luz pela manhã e mantendo os ambientes à meia-luz à noite.

Outro fator bem conhecido a contribuir para a fadiga persistente são os quilos extras: obesos tradicionalmente relatam mais cansaço. Embora a causa primária não tenha sido esclarecida, a falta de disposição é com frequência atribuída a apneia do sono, problemas metabólicos e estresse psicológico.

Chegar a um peso saudável vai ajudar a aumentar seus níveis de energia, mas tenha cuidado e dose o esforço: exercício em excesso e dietas de choque são formas comprovadas de descarregar ainda mais suas baterias.

P.S. 900 gramas é o máximo que se deve perder em uma semana, em geral. Um déficit calórico maior pode causar fadiga extrema e outros problemas de saúde.

Samantha Rideout

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07/08/2015 - Posted by | Saúde

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