PrimeLife (Ano V)

Viva Bem, Viva Mais, Viva com Estilo

Ciente do momento

BB 52Se sua vida é regada a estresse, tão ligada ao futuro que o presente é só uma ponte para chegar lá, considere o que afirma o mestre alemão Eckhart Tolle: “O estresse é causado pelo estar ‘aqui’ embora se deseje estar ‘lá’, ou por estar no presente desejando estar no futuro. É uma divisão que corta a pessoa por dentro”. De fato, para muitos, o futuro ou o passado está sempre por perto, ocupa nossa atenção, pensamentos negativos ou positivos, nossas conquistas, experiências, aventuras. O pensador alemão diz que, se esse processo está gerando culpa, orgulho, ressentimento, raiva, arrependimento ou autopiedade, “você está ajudando a acelerar o processo de envelhecimento do seu corpo com a criação de um acúmulo de passado na sua psique.

 Constate isso observando à sua volta pessoas que têm tendência para se apegar ao passado”. Aos 29 anos, depois de vários episódios depressivos, Tolle passou por uma profunda transformação espiritual, e nos anos seguintes dedicou-se a compreender, integrar e aprofundar essa transformação, iniciando uma intensa caminhada interior. De tudo o que fez, buscou e experienciou, vivenciar o momento presente foi tão satisfatório, belo e completo que ele perdeu todo o interesse pelo futuro e em viver para adquirir isto ou aquilo. Mais tarde, escreveria: “Morra para o passado a cada instante. Você não precisa dele. Refira-se a ele apenas quando relevante para o presente”. Em outro trecho, o conhecido autor diz que, se o leitor tem muitos pensamentos do tipo ‘e se’?, se tem muitas preocupações, “está identificado com a mente, que está se projetando num futuro imaginário e criando o medo”. E enfatiza: “Não há como enfrentar tal situação, porque ela não existe. É um fantasma mental. Você pode parar com a insanidade que corrói a saúde e a vida aceitando simplesmente o momento presente”. Nada melhor que o dia a dia para praticar esse estado de presença, transformando qualquer atividade rotineira como um fim em si mesma. O método é assustadoramente simples.

“Por exemplo”, recomenda Tolle, “todas as vezes que você subir ou descer as escadas em casa ou no trabalho, preste muita atenção a cada passo, a cada movimento, até mesmo à sua respiração. Esteja totalmente presente. Ou, quando lavar as mãos, preste atenção a todas as sensações provocadas por essa atividade, como o som e o contato da água, o movimento das suas mãos, o cheiro do sabonete, e assim por diante. Ou então, quando entrar em seu carro, pare por alguns segundos depois que fechar a porta e observe o fluxo da sua respiração. Tome consciência de um silencioso, mas poderoso, sentido de presença. Para medir, sem errar, o seu sucesso nessa prática, verifique o grau de paz dentro de você”. Segundo o pensamento de Tolle, respeitar, admitir e aceitar a realidade – onde estamos, o que estamos fazendo –, significa que estamos profundamente agradecidos pelo que conquistamos. “Criamos um espaço em que ficamos alertas e conscientes, isso é profundamente gratificante”.

Eckhart Tolle

12/08/2015 - Posted by | Bem Estar, Livros

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: