PrimeLife (Ano V)

Viva Bem, Viva Mais, Viva com Estilo

O sabor do tempo

sabor2A maior parte das pessoas que ama vinhos romantiza coleções e adegas e acredita que todos eles devam ser bebidos com grande espaço de tempo — 10, 15 e 20 anos — em relação ao seu fabrico.

Se você é uma dessas, fique sabendo que a lógica não é bem assim, conforme noticia o site especialista em vinhos vinepair.com: quase 98% dos que estão nas prateleiras das lojas não foram feitos para durar tanto tempo. Ou seja, beber o quanto antes pode ser fundamental para desfrutar do melhor sabor que a bebida pode oferecer. Para ter um pouco mais de noção sobre o assunto, algumas regras são essenciais.

A primeira delas é verificar o preço. É uma boa aposta deduzir que os vinhos comprados por um preço abaixo de US$ 30 foram feitos para serem bebidos o quanto antes. Isso não significa dizer que essas bebidas são ruins, mas apenas que o melhor gosto delas é saboreado quando ainda têm pouco tempo de fabrico.

É importante ter consciência de que antes de chegar a você, a garrafa pode ter ficado um ou dois anos em uma adega, feito a viagem para alguma loja da sua cidade e, só então, chegado à sua prateleira. Esses tipos de vinho, na maior parte dos casos, são produzidos para o consumo dentro do prazo de três a cinco anos.

Por outro lado, outra regra é determinar a uva a partir da qual a bebida foi feita. Claro que isso é uma generalização para simplificar um pouco a questão.

Ocorre que a maior parte dos vinhos tintos que são feitos a partir de uvas ricas em tanino, acidez ou até mesmo ambos, tais como Cabernet, Merlot, Syrah, Nebbiolo e até mesmo Pinot Noir. Eles tendem a ficar melhor com a idade e, por isso, precisam de um pouco de envelhecimento com a finalidade de desenvolver plenamente seus sabores.

Essas regras são importantes para buscar o melhor gosto, mas existem outras que são mais subjetivas: confiar no próprio paladar e sempre pensar que é melhor beber com os amigos do que sozinho.

16/08/2015 - Posted by | Vinhos

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: