PrimeLife (Ano V)

Viva Bem, Viva Mais, Viva com Estilo

Coisas que podem atrapalhar o seu sono e você não sabia

Controle emocionalEntão você não consegue dormir e passa as noites se revirando na cama? Existem alguns hábitos e costumes que podem estar sabotando seu sono sem que você saiba! Fique ligado nessas dicas.

1 – Controle seus hábitos

O que você faz ao longo de todo o dia influencia no seu sono, e não só o que você faz a noite. Algo que parece inofensivo, como tomar um chá verde a tarde, pode te deixar ligado demais (o chá verde possui cafeína).

2 – Se alimente da maneira correta

Não basta apenas comer bem. Comer um bela feijoada ou muita carne a noite não é uma boa escolha. Seu organismo vai passar horas tentando digerir a janta e não vai deixar você dormir em paz.

Mesmo uma taça de vinho pode ser ruim. Apesar do vinho relaxar o corpo, ele torna a segunda parte do seu sono mais agitada. Em geral, o álcool diminui a quantidade total de sono e aumenta o número de vezes que você acorda durante a noite – mesmo que você não se lembre.

3 – Banho quente pode atrapalhar

Nada como tomar um banho quente antes de dormir, certo? Errado. Por incrível que pareça, tomar um banho muito quente pode atrapalhar seu sono. Aumentando sua temperatura corporal média antes de dormir, o sono fica mais difícil. O ideal é tomar banho algumas horinhas antes de dormir.

4 – Alongar ajuda a relaxar

Não é uma boa ideia praticar atividades físicas intensas a noite, mas uma sessão leve de alongamento pode ajudar a relaxar a musculatura, principalmente se você costuma ter dores no corpo.

5 – Entre no clima aos poucos

Você não se joga em uma piscina fria depois de uma sauna, certo? Com o sono, é a mesma coisa. O ideal é que você vá “entrando no clima” antes de deitar na cama. Diminuir as luzes algumas horas antes pode ajudar, assim como desacelerar o ritmo das atividades. Assim, sem corpo vai entendendo que está na hora de relaxar e desligar um pouco.

6 – Esqueça os eletrônicos

Aquela conferida rápida no e-mail ou no Facebook antes de dormir pode estar atrapalhando bastante. Deixe o laptop longe da cama e desligue o Wi-Fi do seu celular. O melhor é ficar ao menos duas horas longe de qualquer eletrônico antes de dormir. Outra boa dica é deixar o celular no silencioso, já que até mesmo o modo vibratório pode interromper o sono a noite.

7 – Cuidado com o fuso horário

Nosso corpo é programado para seguir um relógio interno, que sabe bem a hora de dormir. Mas uma série de invenções nos fazem hoje ignorar esse relógio biológico e dormir de acordo com o nosso “relógio social”.

Uma dessas invenções é o fuso horário. O problema é que as zonas que estão em um mesmo fuso horário são largas, e muitas vezes uma cidade a centenas de quilômetros de distância de outra está no mesmo fuso. Isso significa que o sol se põe muito antes para quem está na parte oriental do fuso, enquanto as pessoas da parte ocidental do fuso se guiam mais ainda pelo relógio social e menos pela luz do sol.

Em outras palavras, nós não dormimos na hora que nosso corpo é programado para dormir. Como resolver isso? Não ligue tanto para o relógio de parede ou do seu celular e fique de olho na luz do sol. Quando o sol se põe, já é hora de começar a desacelerar.

8 – Evite pasta de dentes sabor hortelã

Até mesmo o óleo de hortelã usado na pasta de dente e que dá sensação de frescor pode ser um vilão do sono. Esse óleo é estimulante e aumenta o nosso estado de alerta, diminui a fadiga e estimula o sistema nervoso central. Isso tudo é ótimo para ajudar a acordar, mas péssimo para te fazer dormir.

Claro, o efeito não é tão devastador quanto tomar um xícara de café logo antes de deitar, mas se você puder escovar os dentes um pouco antes de dormir, isso já pode fazer alguma diferença – ou compre uma pasta com outro sabor!

9 – Lua cheia

A Lua cheia pode estar atrapalhando seu sono e o problema é que ninguém sabe direito o porquê. Estudos mostraram que pessoas isoladas em um quarto escuro, sem nem mesmo saber qual era a fase da Lua, em geral demoravam mais tempo para conseguir dormir, como também dormiam por períodos menores. Não só isso, como a qualidade do sono foi considerada 30% pior, em média.

Como o quarto estava escuro, não foi a maior claridade da Lua cheia que colaborou para a insônia. Contudo, apesar de ter sido constatado a causa e efeito, a explicação do fenômeno ainda é um mistério. Há uma teoria que isso seja uma herança de nossos antepassados, que aproveitam a luz da Lua cheia para caçar, e com o tempo nossa biologia se adaptou para dormir menos nesse período.

10 – Não se apaixone

Calma, não estamos sugerindo que você não se apaixone nunca mais. O que acontece é que, em pessoas apaixonadas, estudos mostraram que o nível de serotonina cai e a dopamina aumenta – e isso não é bom para o sono.

A serotonina é a substância que te ajuda a relaxar, enquanto a dopamina te empurra para a ativa. Em outras palavras, seu cérebro está enfeitiçado enquanto você se sente apaixonado.

11/09/2015 - Posted by | Bem Estar

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: