PrimeLife (Ano V)

Viva Bem, Viva Mais, Viva com Estilo

Guia de queijos e vinhos (Brancos e Rosés)

QVB0

Quando falamos sobre harmonização entre vinhos e queijos, logo vem à cabeça o vinho tinto, certo? Porém, para provar que a inusitada combinação entre queijos e vinhos brancos ou rosés é possível, voltei com mais dicas! Mas se você não consegue tirar os tintos da cabeça, pode seguir as dicas da matéria anterior.

QVB1

Queijos macios (casca branca)

Como vimos na primeira parte do guia, os queijos macios são famosos pelo sabor amanteigado e, como não são muito fortes, sua elegância no paladar é certeira! Dentre os queijos de casca branca, um dos mais famosos é o queijo Brie, graças à sua deliciosa cremosidade. O ideal é optar por um espumante, união perfeita entre delicadeza e presença. E se sua fama é tão grandiosa, nada como harmonizar com um igualmente famoso champagne! Mas se você preferir fugir das bolhas, sugiro um Chardonnay mais fresco como o Chablis (África do Sul), Pinot Blanc, Riesling ou até um rosé de regiões próximas de onde estes queijos são produzidos.

Exemplos de queijos: Brie, Camembert, Brillat-Savarin.

QVB2

Queijos de massa filada

Como os queijos desta categoria são sempre mais frescos, os vinhos brancos são super bem-vindos! Aqui, o casamento perfeito é o de vinhos brancos ou rosés jovens e refrescantes como o aromático Chablis (Chardonnay) ou um Sauvignon Blanc de Loire… E por que não um levíssimo frisante? Essa harmonização é sucesso na certa. Agora, se você não abre mão dos queijos de massa filada que não são frescos (como Muçarela e Nozinho), minha dica é harmonizá-los com vinhos mais ácidos como os de partes frias da Europa: Alsácia, Austria e Alemanha.

Exemplos de queijos: Muçarela, Nozinho, Caccio Cavalo fresco, provolone fresco.

QVB3

Queijos Semiduros

Seu sabor amendoado e levemente adocicado harmoniza muito bem com um Chardonnay mais encorpado, produzidos pela América do Sul, principalmente do Chile e Argentina. Vinhos minerais como o rosé, também ficam ótimos, pode abusar deles sem medo!

Exemplos de queijos: Gouda, Maasdam, Gruyére, Emmental, Édam, Cheddar.

QVB4

Queijos Duros

Seus tipos mais famosos são os irresistíveis italianos, quem resiste a um Grana Padano ou até mesmo ao tradicional Parmesão? Não é à toa, afinal eles são queijos repletos de sabor, e para equilibrar com todo esse esplendor, sugiro um espumante “extra brut”.

Dica: experimente colocar um pouco de aceto balsâmico em um pedaço de parmesão, fica incrível! Tanto que minhas papilas gustativas já começam a saltitar!

Exemplos de queijos: Parmesão, Grana Padano, Parmeggiano-reggiano, Pecorino Romano.

QVB5

 

Queijos Azuis

Há quem diga que os queijos azuis podem acabar com o sabor do vinho branco, e de fato é verdade. Já reparou como eles possuem um sabor super marcante? Pode parecer difícil harmonizá-los, mas nada é impossível! Combinações inusitadas como a de queijos azuis com frutas suculentas como maçã e pera que equilibram bem no nosso paladar e ainda quebram um pouco do sabor potente, tornando possível combiná-los até com os deliciosos vinhos brancos de sobremesa (seja de colheita tardia ou botritizados). Para ousar, minha sugestão é combinar o marcante roquefort com o Tokaji.

Exemplos de queijos: Roquefort, Gorgonzola, Blue Stilton, Dambo, Bleu D’Auvergne.

QVB6

 

Queijos de cabra

Se o queijo já costuma ser uma delícia, o de cabra é a prova de que tudo o que é bom pode ser melhorado. E para ficar ainda mais incrível, sugiro harmonizá-los com um rosé. A receita desse casamento de sucesso? Combinar sempre queijos e vinhos de mesma intensidade – para os mais leves, fique pela Provença; queijos médios vão bem com rótulos da América do Sul ou da Itália; e para os mais fortes, nem pense duas vezes, viaje pela espanholíssima Navarra.

Dicas finais: se quiser tornar a harmonização de queijos com vinhos brancos ou rosés mais fácil, combine os sabores mais potentes com frutas! E a mais importante: a melhor harmonização, é a que mais nos agrada!

27/09/2015 - Posted by | Vinhos

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: