PrimeLife (Ano V)

Viva Bem, Viva Mais, Viva com Estilo

Como cuidar dos cabelos grisalhos

Porque o cabelo fica grisalho?

É a genética que determina quando você começa a ter cabelos brancos – para algumas pessoas pode ser até aos 10 anos. A média é aparecerem aos 35, mas pode ser aos 50 ou nunca. Provavelmente na mesma idade que seus pais e avós. Vale avisar aqui que ter cabelos brancos cedo não quer dizer que você esteja envelhecendo – uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Se o surgimento dos fios brancos não depende da sua vontade, por outro lado, o ritmo com que seus cabelos brancos vão tomando conta da sua cabeça é algo que você pode controlar.

Acredita-se que fumar acelere o ritmo com que o cabelo vai ficando mais grisalho, assim como anemia, má nutrição, insuficiências de vitamina B e doenças na glândula tireóide não tratadas. Situações de estresse extremo, choques ou traumas também podem influenciar – mas fique tranquilo, essa história de que o estresse do dia-a-dia rende fios brancos é em grande parte mito.

O que acontece com o fio branco?

A ausência de cor nos fios tem a ver com mudanças na produção do pigmento chamado melanina (o mesmo pigmento responsável pela cor da pele e o bronzeado, além da cor do cabelo). Em algum ponto do nosso ciclo de vida, as células que estão localizadas na base dos folículos capilares começam a funcionar mais lentamente e, eventualmente, param de produzir pigmento.

O termo para essa morte “programada” da célula é Apoptose. A partir daí, o cabelo continua crescendo, porém sem pigmento. A ordem na qual o homem fica grisalho normalmente é: pelos do nariz, cabeça, barba, pelos do corpo, e por fim as sobrancelhas.

Preciso me livrar dos meus cabelos brancos?

Não. Não mesmo. Acredite, grisalho é o novo preto! Caras como George Clooney, Patrick Dempsey, Richard Gere e Ben Affleck (e também os brasileiros Alexandre Borges , Edson Celulari e Haroldo Wittitz) estão aí pra provar exatamente isso. Só porque você começou a perder o pigmento dos seus fios não quer dizer que você tem que perder seu estilo ou mudar de atitude.

A onda “assuma seu cabelo grisalho”, embalada pelas celebridades mencionadas aqui em cima e outros nomes famosos, parte da seguinte ideia: um grisalho discreto e bem cuidado pode deixar o homem mais distinto e elegante, enquanto fios brancos demais vão dar uma aparência envelhecida. (Entenda como “grisalho discreto” quando os fios brancos são secundários no cabelo, não se sobrepõem à cor original).

Em muitas cidades americanas, principalmente as marcadas por grande concentração de políticos e executivos, há uma demanda de homens sem nenhum fio branco que vão aos salões buscando processos de descoloração que os deixem um pouco grisalhos. Parece mentira, mas não é. Os caras querem ser levados mais a sério, parecer mais responsáveis e dignos de confiança, ou estão de olho naquele cargo gerencial – quem pode culpá-los por isso?

A grande maioria que busca o contrário – colorir a maior parte do cabelo branco, mas ainda assim manter alguns fios grisalhos para um efeito mais natural – já tem a disposição diversos produtos para conseguir esse efeito.

As tinturas de efeito natural

Na Men’s Market, a aposta são as tinturas da marca [3D]Mension  (do tradicional laboratório Schwarkopf), chamadas Grey Blen. Assim como todos produtos [3D]Mension, essas tinturas foram desenvolvidas especialmente para o público masculino.

Estão disponíveis em 6 tonalidades diferentes, dividas entre duas linhas: a de terminação 01 agrupa as tonalidades mais metálicas, que puxam para o cinza e deixam um efeito mais jovem, enquanto a de terminação 12 reúne tons mais próximos do marrom natural.

É um produto prático e de fácil aplicação. Pode ser aplicado por você mesmo, na sua casa, e leva de 5 a 10 minutos, dependendo da quantidade de fios brancos que deseja cobrir.

Como devo cuidar dos meus cabelos brancos?

É bom deixar claro que os fios brancos não são fios doentes ou ruins. Tirando a falta de pigmentação, a princípio eles nascem igual aos outros fios em termos de maciez e textura. Podem parecer mais grossos, já que às vezes bolhas de ar substituem o espaço antes ocupado pelos pigmentos. Acontece que essa mudança de espessura é temporária, porque logo as bolhas de ar somem e o fio volta ao seu diâmetro normal.

Mas sim, os fios brancos precisam de cuidados especiais. Devido aos vazios formados pela ausência de melanina, esses fios têm uma tendência para absorver produtos químicos, minerais encontrados na água e outros tipos de resíduos. O resultado? Um cabelo amarelado, desbotado e sem graça.

Por isso é importante é usar um shampoo de base violeta toda semana, ou mesmo todo dia, de acordo com a indicação do fabricante do produto. Esse tipo de shampoo é usado para remover pigmentos amarelados do cabelo neutralizando-os com o roxo, a cor oposta no disco de cores. Dessa forma o cabelo fica mais brilhante, macio e com aspecto bem-cuidado. Um bom condicionador também é indispensável.

Eu, particularmente, prefiro o Silver Charge da Clinique. É usado como um shampoo durante o banho, tira todo o amarelado que o cabelo branco tende a ter com a ação do sol, e deixa o cabelo limpo, sedoso, maleável, e brilhante.

Arrancar cabelo branco, pode?

Com certeza você já ouviu alguém dizendo que se você arrancar um fio branco dos seus cabelos, outros três (sete?) nascem no lugar. Isso é mito. Mas, mesmo assim, não devemos arrancar cabelo branco: quando um fio é arrancado constantemente de uma certa área, os folículos capilares “entendem” que não é mais necessário produzir cabelo naquela região, ou podem mesmo ser destruídos, levando à calvície.

Novas Descobertas

Pesquisas recentes indicam uma luz no fim do túnel: sim, um tratamento para os cabelos brancos pode estar a caminho. Não estamos mais falando de tinturas ou shampoos que disfarçam e melhoram o aspecto dos cabelos grisalhos – a conversa aqui é sobre um tratamento definitivo, capaz de reverter ou prevenir o aparecimento de fios brancos.

Uma equipe de cientistas europeus teve um momento “Eureka!” enquanto estudavam a doença Vitiligo, que causa machas em pedaços da pele sem pigmento. Eles perceberam que as pessoas doentes tinham baixa atividade de catalase, uma enzima que quebra o peróxido de hidrogênio, resultando em níveis elevados desse peróxido na pele.

Vamos ver o que vem por aí.

30/10/2015 - Posted by | Boa Aparência, Cuidados Pessoais

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: