PrimeLife (Ano V)

Viva Bem, Viva Mais, Viva com Estilo

Dieta X Final de ano: Dome seu cérebro

viver mais alguns anosO mês de dezembro é um período particularmente perigoso! Não apenas para a dieta, mas também para o cérebro. No final do ano, além das tentações à mesa, ainda é preciso resistir ao cansaço, ruptura da rotina… Com isso, fica difícil manter o foco e lidar com a dieta, não é?

É hora de respirar fundo e manter a calma. Com algumas substituições, é possível manter o corpo e mente saudáveis e começar 2016 com um novo pique.

Lembra do peru? Famosa ave que está presente em muitas mesas de natal? Que tal fazer uma ceia diferente neste ano e substituí-la por peixes, uma opção mais saudável, mais magra e que ajuda a turbinar a sua memória? Ricos em ômega 3, essa gordura poli-insaturada protege a membrana que recobre o cérebro e, dessa maneira, melhora a memória.

E as frutas secas… Apesar de práticas, elas contêm muito açúcar, que também compromete a dieta! Que tal trocá-las por frutas vermelhas frescas? Morango, cereja, amora, pitanga e melancia também possuem pigmentos antioxidantes, que combate os radicais livres e fortalecem a memória.

Outra fruta que não é vermelha, mas traz benefícios ao corpo e a mente é a banana. Ela fornece energia e eletrólitos para o cérebro, melhora as funções cognitivas, protege o cérebro de danos oxidativos, ajudam a melhorar o humor e a manter o equilíbrio.

Já as oleaginosas podem ser mantidas no cardápio. As castanhas e nozes contêm grandes quantidades de ácidos graxos insaturados, responsáveis por garantirem um bom funcionamento cerebral, já que compõem a membrana das células nervosas e potencializam a transmissão de mensagens entre elas. Ainda são deliciosas e possuem gorduras boas para o organismo.

Adotar uma dieta saudável ajuda a prevenir desde pequenos lapsos de memória até graves doenças degenerativas. Somado à isso, praticar exercícios físicos e cerebrais também devem estar incluídos no dia a dia.

Para manter o cérebro jovem, a grande dica é evitar rotinas. Que tal fazer de 2016 um ano diferente cheio de novos desafios? Isso ajuda a melhorar a saúde mental e a qualidade de vida.

Por que não aprender a tocar um instrumento diferente? Ou estudar, ir ao cinema, fazer amigos, participar de discussões e escrever? Nunca é tarde demais! Tire seu cérebro da zona de conforto, experimente novos sabores e conquiste uma vida plena e muito mais feliz

Mayo Clinic

27/11/2015 - Posted by | Saúde

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: