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A prevenção está na mesa

câncer-masculinoO câncer de próstata está para o homem assim com câncer de mama está para a mulher. Ambos são o segundo tipo mais comum entre homens e mulheres, respectivamente.

No caso masculino, essa é uma consequência negativa da testosterona, hormônio que estimula o crescimento da células prostáticas . Tanto que a cada ano vem se fortalecendo um movimento internacional de conscientização do homem: o Novembro Azul.

Uma das maneiras mais eficazes de se proteger é fazendo exames periódicos e cuidando da alimentação. Aqui sugerimos um cardápio diário para cuidar da sua próstata:

Café da Manhã:

Uma laranja. A pectina das frutas cítricas destrói as células do câncer de próstata. Também é uma importante forma de fibra solúvel , do tipo que se combina a hormônios como a testosterona para reduzir sua quantidade circulando no corpo, a que as células da próstata estão expostas. Estudos encontraram níveis mais baixos de antígeno prostático específico (PSA), uma proteína liberada pelas células da próstata usada para detectar o câncer da próstata, em homens cuja alimentação era rica em fibras solúveis. Pesquisadores suspeitam que a alimentação rica em fibras seja uma das razões pelas quais os vegetarianos têm probabilidade bem menor de desenvolver câncer de próstata, se comparadas aos carnívoros.

Uma xícara de chá-verde. O chá-verde contém grandes quantidades do poderoso antioxidante EGCG, que protege as células da próstata do tipo de dano biológico que pode levar ao câncer. Um estudo descobriu que os homens que bebiam três xícaras de verde do chá por dia tinham 73% menos probabilidade de desenvolver esse tipo de câncer, comparados àqueles que não bebiam o chá. De modo geral, quanto mais chá os homens bebiam e quanto mais antigo o hábito, menor o risco de desenvolverem câncer de próstata.

Almoço:

Sopa ou salada com soja verde. Os asiáticos costumam comer bastante soja, e o índice de câncer de próstata entre eles é menor do que entre os ocidentais. A soja verde (edamame), o tofu, e o leite de soja contêm hormônios vegetais chamados isoflavonas, que ajudam a reduzir os níveis de hormônios sexuas como a testosterona. Quanto menos testosterona , menos incentivo para o crescimento das células do câncer de próstata. Adicione vagens de soja a sopas e saladas, ou cozinhe-as levemente no vapor, com um pouco de sal.

Lanche:

Um punhado de amêndoas. Ao lado do óleo de germe de trigo, as amêndoas são a melhor fonte natural de vitamina E, fornecendo 7,4 mg em uma porção de 28g, que reduz o risco de câncer de próstata. Um grande estudo feito com 29 mil homens finlandeses descobriu que os que ingeriam 50UI de vitamina E (cerca de 33mg), sob a forma de suplemento, eram 32% menos propensos a desenvolver o Câncer de próstata e 41% menos propensos a morrer desse câncer em um período de cinco a oito anos, em comparação com os que não ingeriam o suplemento.

Jantar:

Salmão grelhado. O salmão é uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3, conhecidos pelos benefícios ao coração. Eles também têm forte ligação com o risco reduzido de câncer de próstata, Um estudo de 30 anos com 6 mil homens suecos descobriu que aqueles que comiam pouco ou nenhum peixe corriam  um risco a três vezes maior de desenvolver câncer de próstata, em comparação com os que comiam quantidades moderadas ou altas de peixes gordurosos. A sardinha é outra opção rica em ômega-3.

Brócolis com azeite. O brócolis, a couve-flor, o repolho e a couve-de-bruxelas contêm o composto anti-cancerígeno sulforafano. Um estudo descobriu que os homens que comiam três ou mais porções desses  vegetais tinham probabilidade 41% menor de desenvolver câncer de próstata em comparação com os que comiam menos de uma porção por semana. Por que com azeite de oliva? O azeite é feito principalmente de gordura monoinsaturada, benéfica, e não da gordura poli-insaturada do óleo de milho, açafrão e girassol. Estudos descobriram que os homens que tinham uma alimentação rica em gordura poli-insaturada eram mais propensos a desenvolver câncer de próstata.

Reforços para a prevenção:

Consulte o médico periodicamente para fazer os exames. O PSA é um exame de sangue que mede os níveis do antígeno prostático específico, uma proteína produzida pela células da próstata. Quanto maiores os níveis, maior a probabilidade de se ter câncer. Mas o exame não é conclusivo. Baseados em seu histórico familiar e no seu risco geral, o médico irá pedi-lo. Outro exame usado para detectar o câncer de próstata é o toque retal, feito frequentemente junto com o exame de PSA.

Aumente a ingestão de selênio. O selênio, oligomineral encontrado em grãos (sobretudo na farinha de trigo e nos grãos de cevada), castanha-do pará e muitos peixes de carne branca, está relacionado a taxas menores de  câncer de próstata. Mas, como os níveis de selênio no solo variam muito em todo o mundo, também variam muito nos alimentos que ingerimos. Um estudo feito no sudeste dos Estados Unidos, onde os níveis de selênio no solo são muito baixos, descobriu que a incidência de câncer de próstata em homens que tomavam suplementos de 200 microgramas de selênio era quase a metade da incidência nos que não tomavam. Mas suplementos só de selênio podem ser perigosos, pois podem aumentar o risco de diabetes. A quantidade presente em multivitamínicos é suficiente; se você não toma nenhum, adicione mais peixe à sua alimentação. Com um exame de sangue, o médico pode ver se seus níveis de selênio estão baixos.

Tome sol, sem protetor solar, por 10 minutos diários: Você obterá a valiosa vitamina D, que o corpo produz quando os raios solares UVB atingem a pele. Estudos mostraram que homens do Reio Unido, onde são poucos os dias ensolarados e onde a  deficiência de vitamina D é muito comum, que, com regularidade, passavam as férias em lugares de clima quente, tomavam banho de sol com frequência e eram mais expostos de um modo geral aos raios ultravioleta corriam um risco bem menor de desenvolver câncer de próstata.

Mayo Clinic

29/11/2015 - Posted by | Saúde

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