PrimeLife (Ano V)

Viva Bem, Viva Mais, Viva com Estilo

Quem usa quem no seu relacionamento

mulher celularVocê sabe a diferença entre ferramentas e armas? Muitas vezes, especialmente no universo das relações humanas, essas duas palavras são usadas como se fossem sinônimas. E o mais perigoso é que realmente existem alguns recursos, bastante usados nos relacionamentos amorosos, que costumam ser confundidos.

Acontece que, de fato, existe uma sutil e, ao mesmo tempo, grotesca diferença entre uma e outra. As ferramentas servem para consertar, construir, transformar. Enquanto que as armas servem para machucar, destruir e aniquilar. Mas o que torna tudo isso uma grande armadilha é que a sutil diferença está no modo como cada uma é usada. Um pequeno detalhe que determina quem está usando quem.

Então, quando pergunto quem usa quem no seu relacionamento, estou falando de um dos problemas que mais têm afetado os casais nos últimos tempos: a tecnologia da comunicação. Ou seja, as redes sociais, o famoso whatsapp, instagram, facebook, entre outros meios que , aparentemente, deveriam servir como ferramentas. Servir para facilitar a vida e aproximar pessoas. A grande catástrofe, no entanto, é que muitas pessoas não têm se dado conta de que tudo isso deixa de ser ferramenta para se tornar arma quando é usado sem critério, em excesso, como muleta para questões mal resolvidas ou por vício mesmo.

Porque a internet serve, sim, para aproximar quem está longe. Mas de um jeito sorrateiro e absurdamente doloroso, serve também para afastar quem está perto! Serve para distanciar aqueles que mais amamos, especialmente, quando passamos mais tempo olhando para a tela das supostas ferramentas do que para os olhos de quem está ao nosso redor.

E você? Como anda sua relação com as ferramentas da tecnologia e da comunicação? Quem anda usando quem? Você não sai do whatsapp? A primeira e a última coisa que faz nos seus dias é apertar um botão para conferir quem está conectado? Pois se tem sido assim, sugiro de todo coração que você comece a se questionar sobre o verdadeiro significado da palavra conexão!

Para mim, conexão é sintonia de almas, é estar junto de verdade, é estar presente e por inteiro. Conexão é aproveitar o tempo disponível para conversar com quem realmente importa, com quem está junto no dia a dia, com quem é parceiro de fato.

Não estou dizendo que a troca de mensagens com amigos e amores distantes não é boa! Claro que é! É maravilhoso poder se comunicar como nunca foi possível antes  com quem está a quilômetros de distância. Também é ótimo trabalhar e resolver pendências usando as facilidades e a agilidade da internet. Mas é preciso ter bom senso, equilíbrio e respeitar a dose. Senão, o que era remédio se torna veneno. O que era ferramenta se torna arma. Fere, magoa, faz tudo perder o sentido.

E, por fim, vale sempre a reflexão: do que nos adianta evoluir tanto em termos tecnológicos se não cuidarmos de nossa educação emocional e espiritual? Porque, no final das contas, o que importa mesmo, o que nos faz feliz de verdade, o que alimenta nossa esperança e nosso desejo de viver, é o abraço apertado e o olhar acolhedor e demorado de quem a gente tem a honra de compartilhar o aqui e agora. O verdadeiro presente da vida!

30/11/2015 - Posted by | Comportamento, Reflexões, Relacionamento

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: