PrimeLife (Ano V)

Viva Bem, Viva Mais, Viva com Estilo

Tóxicas

aqui eu levo alegriaExistem pessoas que são sempre negativas. Enxergam sempre o lado ruim primeiro, e dão a esse lado quase toda sua atenção.

São aqueles que enxergam sempre o copo meio vazio, e não meio cheio.

 Isso é muito comum, e com certeza essas pessoas tem as suas razões (ou acham que tem) para serem assim de mal com a vida.

 Até aí isso é só um problema delas. Mas muitas vezes o que acontece é que viver perto de pessoas assim pode ser desagradavelmente contagiante.

 Existem pessoas que podemos chamar de “tóxicas”.

 Mas o que são pessoas “Tóxicas”?

 Elas são negativas e intoxicam a todos ao seu redor, deixando qualquer relação comprometida com sua negatividade.

 E não estou falando de nenhum sentido metafísico ou espiritual. Estou me referindo à emoções e comportamentos.

 Pessoas tóxicas geralmente só falam e se importam consigo mesmas. São pessimistas. Se fazem de vítimas o tempo todo, julgam que todos estão contra elas. São pessoas invejosas, que não se alegram com as conquistas dos outros. São pessoas soberbas e sempre acreditam ser as donas da verdade.

 Pessoas assim geralmente espalham sua visão negativa do mundo, fazendo com que muitas pessoas ao seu redor também experimentem o desânimo, a baixa autoestima e a desesperança que sentem.

 Você com certeza já conheceu pessoas assim, não é mesmo?

 Eu sei porque já conheci.

 Pessoas tóxicas estão em todos os lugares. Família, trabalho e principalmente círculo de amigos.

 Mas apenas identificar quem são essas pessoas não adianta, pois ainda podemos acabar sendo influenciados por essas pessoas.

 Então o que fazer?

 Quero te dar alguns conselhos simples porém muito úteis para lidar com pessoas assim.

 – Ignore as Atitudes dela

 Parece um pensamento banal, mas é algo muito importante. Pense se essa pessoa é alguém importante pra você, e você não gostaria que se afastasse, mas mesmo assim essa pessoa é muito negativa então procure ignorar as atitudes dessa pessoa e o que ela diz. Essa é geralmente a solução mais difícil de conseguir pois nem sempre conseguimos nos focar em outra coisa quando uma pessoa negativa não para de destilar seu veneno…

 Mas se vale a pena pra você, tente ignorar. Busque se focar no trabalho, ou em qualquer outra coisa que lhe dê prazer e contentamento no momento que essa pessoa estiver perto.

 – Proteja-se contra a Influência dela

 Essa é uma saída mais inteligente do que simplesmente ignorar. Mas como se proteger?

 Meu conselho é que você cultive uma vida de bons pensamentos, boa autoestima, autoconfiança, determinação e motivação para o sucesso.

 Quando se está bem “balanceado” em suas emoções dificilmente algo negativo conseguirá ultrapassar nossas defesas mentais.

 Um pensamento negativo só toma espaço quando não estamos alimentando pensamentos positivos e úteis. Uma mente sadia não irá ser intoxicada com emoções negativas com tanta facilidade.

 – Confronte a Pessoa

 Caso ignorar não tenha funcionado, e mesmo cultivando pensamentos melhores você ainda esteja se sentindo incomodado (a) com o comportamento e o discurso de uma pessoa tóxica então uma melhor saída pode ser simplesmente falar com ela.

 Seja sincero. Exponha sua opinião, dizendo que você respeita o direito dela ter a opinião dela a respeito do mundo e da vida, mas que ouvir aquilo tudo não está fazendo bem a você. Diga que seria bom que ela mantivesse a opinião para ela mesma a menos que seja perguntada sobre aquilo, pois em nada tem contribuído para o ambiente em que vocês vivem.

 Algumas pessoas irão entender sua postura, e talvez até se surpreendam ao ouvir você pois nem imaginavam que estavam incomodando. Pois pessoas assim geralmente só se focam em si mesmas, e nem lhe passa pela cabeça que alguém se importaria com o que estão falando, e muitos nem se importam com isso. O foco delas é sempre em si mesmas.

 Mas obviamente pode acontecer de não funcionar, e a pessoa pode até ficar ofendida com você. Paciência. Pelo menos você deixou clara a sua posição também, assim como ela teve direito de expressar a dela.

 – Tente Ajudar a pessoa

 Entenda que muitas pessoas não são assim por maldade. Não conhecemos a vida dela na intimidade.

 Não fazemos ideia pelo que essa pessoa já passou, o  sofrimento que já enfrentou, as defesas que precisou desenvolver para sobreviver. Enfim, não podemos julgar ninguém.

 Caso você perceba que algumas atitudes dela sejam uma defesa, ou resultado de sofrimentos do passado, sugira alguma ajuda.

 Existem tratamentos muito bons, com psicólogos ou terapeutas. Se você conhece alguma coisa que pode ajudar, sugira isso a essa pessoa.

 Você não só estará ajudando essa pessoa a ter uma melhor qualidade de vida como estará se ajudando, pois as atitudes dela estavam te prejudicando emocionalmente.

 – Afaste-se dessa pessoa

 E um último recurso, se essa pessoa não quiser ser ajudada e você não estiver mais conseguindo lidar com isso de forma adequada, é simplesmente considerar um afastamento.

 Reflita se o relacionamento com essa pessoa ainda é vantajoso pra você de alguma forma. Se ao pesar todos os pontos você perceber que o “saldo” da relação é negativo para você então considere se afastar.

 Claro que se é algum laço familiar não dá pra simplesmente cortar relações. Mas talvez seja prudente ir se afastando aos poucos, manter um mínimo possível de proximidade e  sem as intimidades que antes tinham.

 Esse não é um bom caminho, mas pode te ajudar muito. Se nada for feito, você pode acabar se deixando levar pela negatividade e isso afetaria diversas áreas da sua vida, te impedindo de conquistar uma vida de qualidade superior, que é o que sempre buscamos, não é mesmo?

 

10/04/2016 - Posted by | Comportamento

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: