PrimeLife (Ano V)

Viva Bem, Viva Mais, Viva com Estilo

Erros que você jamais deve cometer na mesa de jantar

jantarNão um jantar não é algo simples e, dependendo do anfitrião, não agir de acordo com a ocasião pode lhe custar grandes oportunidades.

Seja um jantar entre amigos ou, principalmente, um encontro profissional com seu chefe ou com potenciais clientes, algumas atitudes são proibidas na mesa de jantar. Muitas atitudes dependem apenas do bom senso, outras requerem alguma preparação para não passar a impressão de ser mal educado.

Confira a lista, com as 10 regras de etiqueta na mesa de jantar que não devem ser desrespeitadas de forma alguma:

1. Responder ao convite no ultimo instante

Deixar para confirmar presença no último momento possível passa a ideia de que você estava esperando para que algum compromisso melhor aparecesse. Se for convidado e estiver com a agenda livre, aceite prontamente se houver interesse.

2. Aparecer de mãos vazias

Mesmo que não seja avisado, existe uma expectativa – quase implícita – de que o convidado levará algo para o jantar. Uma boa garrafa de vinho resolverá em 99% dos casos.

3. Não se vestir de acordo com o evento

Não se vista abaixo do nível do jantar, mesmo que seja na casa de amigos. Respeite o anfitrião e seus convidados vestindo-se de acordo.

4. Esquecer de colocar o guardanapo em seu colo

Assim que você se sentar à mesa, o guardanapo deve ir imediatamente para o seu colo. Ele deve ser usado para limpar as mãos e a boca, nunca o nariz. Quando terminar, coloque-o do lado esquerdo do prato.

5. Não apresentar algum acompanhante desconhecido para o restante dos convidados

Se for levar alguém desconhecido dos demais participantes do jantar como um acompanhante, não se esqueça de apresentá-lo à todos. Evite situações desconfortáveis entre pessoas que não sabem o nome umas das outras.

6. Colocar o celular na mesa

Mesmo sem ter a intenção, deixar o celular sobre a mesa deixa a impressão de que a sua atenção está dividida e que qualquer notificação terá prioridade. Deixe o celular em seu bolso e evite constrangimentos.

7. Usar os talheres, copos ou pratos errados na hora errada

Lembre-se das seguintes regras quando estiver na mesa de jantar: os talheres devem ser utilizados de fora para dentro; o seu copo deve ficar do lado direito do prato; o prato de pães deve ficar do lado esquerdo.

8. Gesticular com talheres na mão

Não utilize os talheres quando for gesticular. Esse fato pode ser visto como deselegante e pode até ser perigoso.

9. Colocar sal na comida antes de prová-la

Quando alguém cozinha para você, parta do princípio de que a comida está boa – até que se prove o contrário. Então, não salgue algo que talvez não precise ser salgado. Prove primeiro.

10. Comentar sobre a comida sem ser algo positivo

Um jantar não é o momento para críticas construtivas. Se você gostar da comida, ótimo, agradeça e elogie. Se a comida não agradar, coma o quanto for possível e não diga nada negativo a respeito. Aguarde o próximo prato e segure a língua.

21/04/2016 - Posted by | Etiqueta

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: