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Dia Internacional do Yoga

arvoreHoje comemora-se o Dia Internacional do Yoga. O dia 21 de junho marca o Solstício de Verão no hemisfério Norte. É dia mais longo do ano neste hemisfério e tem significado especial em muitas partes do mundo.

Na perspectiva do Yoga, o Solstício marca a transição para o Dakshinayana. Além disso, a primeira lua cheia após o solstício é chamada de Guru Poornima, onde é celebrado o Guru Purnima Puja (ritual em que são homenageados os Gurus, que são os transmissores do conhecimento do Yoga).

De acordo com a tradição yogi, a primeira transmissão do conhecimento do Yoga foi feita neste dia por Shiva, o primeiro Guru. O solstício também é considerado uma data especial, quando as influências cósmicas tornam favoráveis as práticas espirituais.

Muitas vezes visto como uma abordagem holística à saúde e ao bem-estar, muitos estudos recentes têm demonstrado que o yoga pode trazer significativos benefício para a saúde do corpo e da mente.

Listamos alguns dos benefícios desta prática para a saúde.

Contribui para a saúde cerebral.

Um estudo publicado há menos de um mês e realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, concluiu que a combinação do yoga com a meditação pode fortalecer o raciocínio e evitar problemas mentais ligados ao envelhecimento.

Melhora a postura.

Estudos sugerem que a prática de yoga pode ajudar a aliviar as dores de costas, pois ajuda a melhorar a postura tanto nas aulas como fora delas.

Pode aliviar os sintomas de artrite.

Um estudo publicado no ano passado no The Journal of Rheumatology sugeria que em apenas em oito semanas os pacientes com artrite sentiam um alívio dos sintomas que se prolongou durante meses.

Melhora o humor.

O mesmo estudo que analisou os pacientes com artrite concluiu que a prática de yoga também era capaz de melhorar o humor e diminuir os níveis de stress.

Pode ajudá-lo a adormecer.

No ano passado, um estudo norte-americano que envolveu 400 mil adultos descobriu que praticar yoga era uma das formas mais eficazes para ajudar a dormir melhor e a conseguir um mínimo de sete horas de descanso.

Ajuda os pacientes com cancro.

Segundo as conclusões de um estudo realizado por investigadores da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, praticar yoga ajuda os pacientes com cancro a combater a fadiga e as insónias

21/06/2016 - Posted by | Lembranças do Dia

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