PrimeLife (Ano V)

Viva Bem, Viva Mais, Viva com Estilo

Os mandamentos para apreciar os diversos tipos de cerveja

cerveja-03Todos nós sabemos um pouco sobre o que fazer para que a cerveja seja apreciada como se deve. Estar na companhia de bons amigos e em um ambiente caloroso é essencial.

Apresentamos 10 dogmas de apreciação de cerveja para os que desejam ir a fundo nessa arte de degustar essa bebida com mais de 8000 anos de existência, que esteve presente e marcou momentos importantes da história da humanidade (principalmente as festas).

  1. 1. A cerveja não gosta de dividir atenção: Evite fumar, tomar café ou usar perfume no momento da degustação, pois atrapalham a percepção do aroma. Um copo d’água ou miolo de pão são bons para limpar a garganta.
  2. A ordem das cores dos tipos de cerveja não é aleatória: Ao degustar variados tipos de cerveja, a ordem é sempre da mais clara para a mais escura. As claras são mais leves e fracas na porcentagem de álcool e as escuras são o oposto. As cervejas com mais álcool do mundo são as escocesas, chegando a porcentagens de 60%.
  3. O tamanho do colarinho conta: Alguns preferem com mais, outros com menos. O colarinho ideal deve ter de 2,5 a 3 cm, e cumpre o papel de preservar a temperatura e o aroma da cerveja. Recomenda-se que, ao servir a bebida, o copo seja inclinado a 45 graus, indo, progressivamente, à posição vertical.
  4. Escolha bem seu copo: Cada tipo de cerveja tem um copo específico para assegurar a conservação de seu aroma e gás característicos e para contemplação do corpo da bebida. 
  5. Não tenha pressa: Ao degustar uma cerveja, deixe-a passar por diferentes partes da língua, permitindo a percepção de diferentes sabores, de acordo com a sensibilidade de cada região (salgado, doce, ácido, amargo). Enquanto isso, respire para ajudar a sentir os aromas de forma mais acentuada. Depois disso, perceba qual sabor mais se destacou.
  6. Aprecie do início ao fim: O sabor dos variados tipos de cerveja varia do início ao fim da degustação. O sabor final pode ser a impressão que ficará da cerveja.
  7. Cerveja demais = sabor de menos: Na arte de apreciar a cerveja, não se pode exagerar na quantidade, pois isso diminui a sensibilidade do paladar e fica mais difícil notar as peculiaridades de cada tipo.
  8. Tome e dê notas: Ande com papel e lápis, para escrever os principais pontos notados nos tipos de cerveja provados.
  9. Dê uma segunda chance: Devido à influência de tantos fatores externos na percepção do sabor da cerveja, talvez você não a aprecie de primeira, se quiser ter certeza, tente outra vez, em um outro dia.
  10. Divirta-se: Apesar de a apreciação de cerveja ser algo sério e complexo, cabe lembrar que deve fazer parte de um momento de diversão, então, para a experiência ser completa, divirta-se!

01/11/2016 - Posted by | Bebidas

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: